Fachada ativa: vantagem para lojistas e empresários das salas locais

Fachada ativa corresponde à ocupação da fachada localizada no alinhamento de passeios públicos por uso não residencial com acesso aberto à população e abertura para o logradouro. Consiste basicamente em oferecer comércio e serviços no térreo das edificações, fortalecendo a vida urbana e tornando as cidades mais interativas e pensadas para a população.

Vantagens para lojistas

A fachada ativa dinamiza o movimento urbano nos empreendimentos, pois o novo fluxo de pessoas na parte térrea do empreendimento impacta positivamente o setor de comércio e serviços. E, onde tem fluxo de pessoas, tem oportunidade de gerar negócios. Além disso, por fazerem parte de um empreendimento, o valor de locação do ponto da loja tende a reduzir.

Um exemplo de fachada ativa em São Paulo é o Condomínio Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista. O espaço, além de contar com 47 apartamentos residenciais, possui também um edifício comercial, com 485 estabelecimentos. Com a fachada ativa do prédio, o centro comercial do Conjunto Nacional contabiliza 66 empreendimentos, entre lojas, restaurantes, drogarias e outros.

Vantagem para empresários locais

Para os empresários que trabalham no prédio e até mesmo ao público mais próximo ao empreendimento, a fachada ativa oferece a conveniência de ter produtos ou serviços alinhados às suas necessidades As fachadas ativas são hoje consenso entre urbanistas como instrumentos de promoção de um relacionamento mais harmônico entre edifícios e a cidade, na opinião do arquiteto Milton Braga, do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem)

Como a ideia é fazer da parte térrea dos prédios verdadeiros corredores de passagem pública, as franquias instaladas na fachada ativa tendem a ter maior fluxo de pessoas, atendendo a demanda do próprio empreendimento e a dos pedestres.

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